“The Eighth”, de Stephen Shropshire e “Cartas do Brasil”, de Juliano Nunes serão acompanhadas pela Orquestra do Theatro São Pedro e a Banda Jovem do Estado, sob regência de Ira Levin, em encenações nos dias 22, 23, 24 e 25 de agosto
A parceria entre o Theatro São Pedro e a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) – instituições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, geridas, respectivamente, pela Santa Marcelina Cultura e pela Associação Pró-Dança – terá sequência em 2024 com as apresentações das coreografias “The Eighth”, de Stephen Shropshire e “Cartas do Brasil”, de Juliano Nunes.
Os espetáculos acontecem no Theatro São Pedro e contam com a participação da Orquestra do Theatro São Pedro e da Banda Jovem do Estado, sob regência e direção musical do maestro Ira Levin, nos dias 22, 23, 24 e 25 de agosto - de quinta-feira a sábado, às 20h, e no domingo, às 17h. Já o ensaio geral aberto e gratuito ocorre em 21 de agosto, às 19h. Os ingressos das apresentações custam de R$ 40 (meia-entrada) a R$ 120 e podem ser adquiridos em: https://feverup.com/m/162856
The Eighth (2024)
Com coreografia e iluminação de Stephen Shropshire, The Eighth é encenada ao som da Sinfonia nº 8, de Anton Bruckner (1824-1896). A obra oferece ao público uma nota de rodapé aos trabalhos já criados por Shropshire para a SPCD, como Rococó Variations (2020), Marmórea (2021) e Partita (2022), que revelam uma linha de pesquisa iniciada com a (re)investigação do autor sobre a técnica do balé clássico, a fim de descobrir novas maneiras de pensar e se envolver com seu processo coreográfico. O figurino é assinado por Fábio Namatame.
Cartas do Brasil (2022)
Cartas do Brasil é a primeira criação de Juliano Nunes para a São Paulo Companhia de Dança e para uma companhia brasileira. Na coreografia, cada bailarino escreve com o corpo um diálogo contínuo que traduz a urgência de estar vivo. Nunes concebeu a obra inspirado na Bachiana Brasileira nº 8, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), e nas suas memórias de infância que lhe remetem ao universo dos pássaros e das florestas. “Essa obra é um pouco do Brasil que existe em mim. É o lugar onde o gesto de um afeta o gesto do outro e, embora tudo passe muito rápido, todos estão conectados como uma revoada de pássaros”, destaca Nunes, também responsável pelo figurino de Cartas do Brasil. Wagner Pinto está à frente da iluminação.
No âmbito musical, o regente Ira Levin ressalta que o programa apresenta duas monumentais “Oitavas” de enormes desafios técnicos. “Teremos o final da maior sinfonia completa de Bruckner e a mais longa e orquestralmente mais rica da série de nove Bachianas Brasileiras de Villa-Lobos. A de Bruckner deve ser sustentada por um grande período, em uma estrutura bastante extensa, e ser equilibrada de tal forma que a escrita maciça de metais não cubra completamente todo o resto que está acontecendo, o que frequentemente se dá até mesmo com as maiores orquestras. Isso para que o enorme final se torne o verdadeiro clímax e objetivo da obra. A de Villa-Lobos também tem importantes questões de equilíbrio, muitas passagens rítmicas extremamente complicadas e outras com texturas multicamadas, que devem ser esclarecidas para o entendimento da verdadeira riqueza da escrita”, explica o maestro.
A diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, Inês Bogéa, valoriza a parceria entre a SPCD e o Theatro São Pedro. “É sempre uma alegria voltar ao Theatro São Pedro e poder presenciar esse encontro potente entre a dança e a música clássica executada ao vivo. Uma experiência única para o público e para cada bailarino que sobe ao palco e para toda equipe da Companhia”, diz.
Serviço
Orquestra do Theatro São Pedro
São Paulo Companhia de Dança
Inês Bogéa, direção artística
Banda Jovem do Estado
Ira Levin, regência
The Eight (2024)
Stephen Shropshire, coreografia e iluminação
Fábio Namatame, figurino
ANTON BRUCKNER (1824-1896)
Symphony nº 8 – 22'
IV. Finale
Cartas do Brasil (2022)
Juliano Nunes, coreografia e figurino
Wagner Pinto, iluminação
HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959)
Bachiana Brasileira nº 8 – 24'
Ensaio geral aberto e gratuito: 21 de agosto, quarta-feira, 19h
Apresentações: 22, 23, 24 e 25 de agosto
quinta-feira a sábado, 20h; domingo, 17h
Classificação etária: Livre
Duração: 46 minutos
Ingressos: Plateia: R$ 120 / R$ 60 (meia-entrada)
1º Balcão: R$ 100 / R$ 50 (meia-entrada)
2º Balcão: R$ 80 / R$ 40 (meia-entrada)
Rua Barra Funda, 171 - Barra Funda
Commenti