top of page
  • Foto do escritorRedação

Sucesso de público, as visitas mediadas no cemitério da Consolação ganham novas datas

Atualizado: 5 de out. de 2023

Iniciativa contou com mais de 700 visitantes nos meses de agosto e setembro e abre mais uma turma a partir de outubro

A Consolare, concessionária responsável pela gestão do cemitério da Consolação, já definiu as datas para as próximas visitas mediadas que serão realizadas nos meses de outubro, novembro e dezembro, e anuncia uma nova ampliação no escopo do passeio. Devido ao sucesso de público, os munícipes vão ganhar mais uma oportunidade para desfrutarem desse rico patrimônio cultural e histórico do município de São Paulo.

O tour cultural passa a ter, a partir de outubro, uma turma adicional na parte da tarde dos sábados, que agora conta com dois horários, às 10h e às 14h (novo). As visitas gratuitas seguem acontecendo um dia por semana, alternadamente, às sextas ou aos sábados e tem um limite de 65 participantes por visita.

“Para os meses de agosto e setembro já havíamos incluído uma turma extra às sextas e ampliado o número de participantes de 50 para 65 por visita. Agora, ofertamos mais uma turma, aos sábados, dia em que verificamos que os ingressos se esgotam muito rapidamente”, explica Fadlo Oliveira, Gerente de Operações da Consolare.

Conhecido como um museu a céu aberto, o Consolação foi inaugurado em 15 de agosto de 1858 e possui túmulos de personalidades como Monteiro Lobato, Tarsila do Amaral, Ramos de Azevedo, Antoninho da Rocha Marmo, Mário e Oswald de Andrade, além de obras de importantes escultores, tais como Victor Brecheret, Nicola Rolo e Luigi Brizzolara.

As visitas contam com dois monitores: o carismático Francivaldo Gomes, o Popó, funcionário da prefeitura que realiza as visitas há mais de 20 anos no Consolação, e o trainee Patrick Gomes, filho de Popó e funcionário da Consolare, que tem acompanhado as visitas para aprender tudo sobre o cemitério e assumir o tour quando, eventualmente, o Serviço Funerário do Município de São Paulo (SFMSP) for extinto. Dessa forma, a retomada do passeio no cemitério da Consolação foi possível graças à parceria entre a Consolare e o SFMSP.

Esse formato da visita, com dois monitores, vem sendo realizado desde que a agenda de visitas mediadas na necrópole foi retomada pela Consolare, no final de junho. As visitas haviam sido temporariamente suspensas, em março, após a concessão dos cemitérios municipais à iniciativa privada.

As visitas são permanentes, acontecem semanalmente em dias alternados, às sextas ou aos sábados, exceto em dias de chuva, e a disponibilização das datas acontece diretamente na página da Consolare na plataforma Sympla.

Serviço: Visitas Mediadas no Cemitério da Consolação – Outubro, Novembro e Dezembro/2023

Onde: cemitério da Consolação (R. da Consolação, 1660 - Consolação, São Paulo).

Quanto: Grátis – Reservar ingresso no Sympla (há limite de 65 ingressos por visita).

Quando: alternadamente, às sextas, das 10h às 12h e das 14h às 16h, ou aos sábados, das 10h às 12h e das 14h às 16h, conforme cronograma* abaixo:

Outubro:

· 06/10, sexta-feira, às 10h e às 14h

· 14/10, sábado, às 10h e às 14h

· 20/10, sexta-feira, às 10h e às 14h

· 28/10, sábado, às 10h e às 14h

Novembro:

· 03/11, sexta-feira, às 10h e às 14h

· 11/11, sábado, às 10h e às 14h

· 17/11, sexta-feira, às 10h e às 14h

· 25/11, sábado, às 10h e às 14h

Dezembro:

· 01/12, sexta-feira, às 10h e às 14h

· 09/12, sábado, às 10h e às 14h

· 15/12, sexta-feira, às 10h e às 14h

*Os ingressos serão disponibilizados no link Link.

Importante:

· Solicita-se que os participantes cheguem com 15 minutos de antecedência e procurem a administração para seguir as instruções.

· Em caso de chuva, a visita estará automaticamente cancelada e será necessária uma nova reserva de ingresso.

Sobre a Consolare

A Consolare é a concessionária responsável pela gestão dos cemitérios da Consolação, Quarta Parada, Santana, Tremembé, Vila Formosa I e II e Vila Mariana, no município de São Paulo, pelos próximos 25 anos. Reunindo uma visão nacional e grande expertise nos setores funerário e de engenharia, a concessionária tem sua atuação pautada na melhoria dos serviços funerários e da infraestrutura cemiterial da cidade.

Além das necrópoles, sua estrutura é composta por mais de 500 colaboradores diretos e indiretos, sete agências funerárias, mais de 120 mil jazigos/covas e 60 salas de velório.

Comments


bottom of page