top of page
  • Foto do escritorRedação

Primeira Bigband só de mulheres celebra compositoras brasileirasem espetáculo gratuito

Jazzmin's apresenta Pagu, no Itaú Cultural

Um show dedicado às grandes compositoras brasileiras com a primeira bigband formada só por mulheres no país. Assim será Pagu, espetáculo da Jazzmin’s que acontecerá no Itaú Cultural, dia 13 de agosto, às 19 horas. A proposta é mostrar a importância da mulher na música brasileira, promovendo a visibilidade de sua criatividade e talento, além de inspirar e incentivar as mulheres que queiram seguir carreira como instrumentistas.


Pagu apresenta repertório com obras de compositoras como Chiquinha Gonzaga, Joyce Moreno, Sueli Costa, Elizeth Cardoso, Rosa Passos, Rita Lee, entre outras. Com artistas vindas do universo popular e erudito, a Jazzmin’s reúne 17 instrumentistas de várias tendências musicais e de diferentes gerações e assim, estimula e inspira outras musicistas a enfrentarem as dificuldades de um mercado ainda cruel para as mulheres.


O Brasil é um país com muita tradição musical, mas a participação das mulheres nessa história é negligenciada. Um contexto machista perpetuou a ideia de que a música é uma atividade masculina, pois é necessário muito tempo para estudar. Chiquinha Gonzaga, por exemplo, enfrentou inúmeros desafios pessoais por se dedicar à música e foi moralmente condenada por isso. Embora haja avanços e mudanças nos dias atuais, as mulheres instrumentistas ainda enfrentam dificuldades, fazendo malabarismos com o tempo disponível para o estudo e também para serem chamadas para apresentações. O desafio de enfrentar um mercado predominantemente masculino se reflete em números assustadores - Segundo o ECAD, (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), somente 8% dos direitos autorais foram destinados às mulheres em 2022.

Comentarios


bottom of page