top of page
  • Foto do escritorLuci Domingues Molina

Prefeitura promove atrações de Festa Junina em mais de 40 equipamentos culturais

As atividades chegam a centros culturais, casas de cultura, bibliotecas e teatros municipais, ao longo de todo mês de junho; confira a programação.

Divulgação (Prefeitura SP)

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove festividades juninas em dezenas de equipamentos culturais da cidade, em uma das épocas mais queridas dos munícipes. De forma gratuita e livre, atrações dedicadas ao São João estão disponíveis em casas de cultura, centros culturais, bibliotecas municipais e em teatros, ao longo de todo mês de junho.


Nos centros culturais, o Arrasta Penha, o maior São João da zona leste, traz uma programação musical com Maurício do Acordeon, Fatel Barbosa, Trio Marrom, Trio Bahia e o trio Juazeiro no dia 26 de junho; enquanto o Centro Cultural Olido, durante todo o mês, no período da tarde, assume uma programação que diversifica forró, danças, comidas típicas, shows de SP Forró e DJ XuXa e exposições sobre o universo caipira. Na Vila Itororó, nos dias 15, 21 e 22 de junho, o forró com fortes influências do pop, jazz e MPB do Bando de Régia; o Trio Beijo de Moça, levando o forte gênero musical do Baião do nordeste; e a dupla Tuingo e Bastião levando a essência das músicas juninas agitam o equipamento cultural com muita folia.


As casas de cultura levam quadrilhas aos seus visitantes, com a Asa Branca disseminando a cultura nordestina nas Casas de Cultura Freguesia, Chico Science e Freguesia do Ó; e o forró do Trio Golada nas Casas de Cultura Santo Amaro, Brasilândia e M’Boi Mirim.


Já nas bibliotecas municipais, as contações de histórias recheadas de fábulas e lendas, presentes na cultura caipira, contagiam o público infantil: Drika Nunes chega a 7 bibliotecas do município, na zona norte e zona leste, com o “Fogo, foguinho, fogão no São João”; enquanto o Grupo Cordel Cantante leva sua produção autoral inspirada nas tradicionais fábulas da Festa Junina com muita dança e canto, nas bibliotecas da zona leste, oeste e sul do município de São Paulo.


Confira a programação de atrações:


Casas de Cultura


Freguesia:

Quadrilha Asa Branca - Culturas populares, dia 16/06 às 18h30.

"Uma comunidade de apaixonados pelo São João e cultura nordestina, de um modo geral, este evento é um encontro pelo desejo de se expressar, por meio da cultura popular, aprender e gerar conhecimento mútuo, através da troca. Sendo o fator que une e direciona, tornando o grupo em um coletivo e assim formando uma grande família.


Santo Amaro:

Trio Golada (Sertanejo) dia 15/06, às 14h

Golada é um trio de forró familiar, que traz o ritmo do forró com um repertório tradicional, releituras de grandes clássicos de ícones da música nordestina, como: Jorge de Altinho, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, entre outros artistas brasileiros.


São Mateus:

Luka Banda Forronejo, dia 20/06,às 14h

Na Voz marcante Feminina de Ed Ferreira a banda Luka Banda canta um forró pé de serra chamegado cheio de malemolência que faz o público dançar coladinho e curtir um forró universitário para deixar todos familiarizado com o gênero; Luka Band é a voz feminina nos palcos de forró na noite paulistana.Ítalo Oliveira Banda Meu Forro é LesteMúsica Forró20/06 às 16hA diversidade da música Brasileira cantada no ritmo nordestino e com a marcante presença de Ítalo ferreira Banda o grupo canta os clássicos do gênero além de fazer a versão em forró de músicas do cancioneiro popular um convite para arrastar o pé e dançar bastante ao som do forró nordestino


São Miguel:

Banda Knoa, dia 15/06, às 17h

Difundir a cultura nordestina através da Música como: forró, emboladas e repentes, teatro mamulengo, literatura (Cordel), artesanato, e suas diversas vertentes, sua representatividade e inclinações na cidade de São Paulo, uma das cidades mais nordestinas do Brasil fora do Nordeste. Banda Knoa apresenta o show “forreggae do Knoa” com releituras dos clássicos da música popular brasileira numa versão bem praiana. O show é um espetáculo à parte onde a Banda viaja pelas referências e gostos musicais dos amantes da música nordestina e caiçara do Brasil, onde quem presencia canta e dança do início ao fim.


Raul Seixas:

Coletivo Acuenda - Arraiá das Drags - Artes Integradas/ MultilinguagensDia: 28/06 às 15h

No mês do Orgulho LGBTQIAPN+ e das festas juninas o Coletivo Acuenda entra no clima de celebração para realizar o Arraiá das Drags, uma festa voltada para a diversidade, onde as drags sobem ao palco com performances que exaltam toda a brasilidade, presente nas festas de Santo Antônio, São João e São Pedro.O Coletivo Acuenda é um grupo de Teatro e pesquisa na arte Drag, com 10 anos de atuação na periferia de São Paulo.


Forró das Minas - As Arrumadinhas Música, dia 28/06 às 16h


No Mangue Tem Frevo, dia 29/06 às 15h

Cia Canto de OmioCultura Popular

Em "No Mangue Tem Frevo", as raízes culturais do Nordeste brasileiro se entrelaçam de maneira singular. Inspirada pela obra literária "Homens e Caranguejos" de Josué de Castro, e nutrida pela paixão pelo manguebit e pelas preciosas lições de Nilton Junior, o espetáculo nos transporta para um universo onde frevo e reflexão social dançam harmoniosamente num cenário vivo e pulsante, os elementos do frevo e da cultura do mangue ganham vida, imbuídos de uma mensagem que transcende o tempo e as fronteiras.


Mauri de Noronha O Cantador de sonhos - Causos e ProsasMúsica, dia 30/06 às 15h

cantador de sonhos, causos e prosas Mauri de Noronha, pernambucano de Garanhuns, radicado em São Paulo, é um artista da música e da palavra. Um cantador com 04 décadas de histórias e que nesta proposta de show poético e musical traz seu repertório autoral com canções, causos e poemas


Krakatoa Trio Sertão em Festa: O Legado do ForróMúsica, dia 30/06 às 16h

Krakatoa Trio apresenta seu mais recente espetáculo, intitulado 'Sertão em Festa: O Legado do Forró'. Inspirado pelos renomados mestres do gênero musical, incluindo Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, João do Vale, Alceu Valença, Anastasia e o Falamansa, nesta apresentação promete uma vibrante celebração da tradição do forró. Além de prestar homenagem a esses ícones do forró, o Krakatoa Trio também irá apresentar suas próprias canções originais do EP 'Caminho do Meio'. Neste emocionante espetáculo, o trio destaca tanto o legado deixado pelos mestres do forró quanto suas próprias composições, todas elas enraizadas na rica herança musical desses grandes artistas


Itaim Paulista:

Tricotando palavras Causos e Contos Juninos - Culturas populares, dia 09/06 às 16h

Um convite a ouvir histórias que se dão a partir de algumas cantigas tradicionais, e de acordo com cada história, ora são utilizados recursos cênicos, músicas, adereços, pensados para cada situação ou personagem, ora o único recurso é a palavra e a expressão. Entre as histórias estão: A “Lenda do Bumba Meu Boi”, em todas as localidades. Essa lenda conta a história de Catirina, que durante a sua gravidez tem o desejo de comer língua de boi. Este festejo é comemorado em Junho, marcando também o ciclo junino.


Festa Junina com Sudestino, dia 09/06 das 18h às 14h.

"Através do flerte entre diferentes estilos musicais, como: rock, pop, samba e música instrumental, o grupo escreve uma história notável na música brasileira, e busca trazer a linguagem forrozeira para a modernidade.Com seu show quente e vibrante, traz no repertório músicas autorais e arranjos diferenciados. O Sudestino busca a inovação, sem perder a referência em grandes mestres e mestras do forró, como: Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Marinês, Dominguinhos, Anastácia, Mestre Zinho, Os 3 do Nordeste, Trio Nordestino entre outros."


São Rafael:

Drika Nunes - "Fogo, foguinho, fogão no São João" – Literatura Contação de Histórias

"Drika Nunes apresenta seu repertório que em junho de 2022, participou da circulação por doze bibliotecas públicas da cidade de São Paulo, “Fogo, foguinho, fogão no São João” Contando, cantando e brincando, ela vai passeando por uma das festas mais queridas do nosso Brasil; a festa junina. Cheia de símbolos, significados, cantigas populares, lendas e muitas histórias de tradição oral, e assim, convidando os sinhôs e as sinházinhas da primeira infância para juntos, conhecerem esse imenso cenário cultural chamado Brasil. Esse repertório também foi apresentado no São João de São Paulo, no Parque Villa-Lobos em 2023."|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 05/06 às 14h. Livre. Grátis. 120 minutos.


Quadrilha explosão Paulista - Arraiá São Rafael - Dança

"Fundada em 02 setembro de 2019 a Quadrilha Junina Explosão Paulista, traz consigo a missão de enaltecer a cultura das danças de Quadrilha Junina, fazendo o resgate e a difusão através da arte da dança. No ritmo da sanfona, com coreografias remetentes a passos tradicionais e atuais das festas juninas brasileiras e com elementos principais dessa celebração, como padre, noivos, Lampião e Maria Bonita, Rei e Rainha e todo o corpo de brincantes que traz a euforia do público dessa festa.Na busca de sempre trazer uma história através da dança e sua musicalidade a junina conta com a temática de apresentação "Quermesse: A Festa Junina Paulista" a ser apresentado neste ano de 2023 ao som da sanfona, zabumba e triângulo. Bailando em coreografias e encenações remetendo à cultura das festasjuninas do estado de São Paulo

Serviço:|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 22/06 às 20h. Livre. Grátis. 120 minutos.


Neide NazareMúsica/Forró, dia 22/06 às 19h

Representante da nova geração da música brasileira, músico, compositor. Os sotaques, as escolhas, a erudição, a técnica e o espírito popular na linguagem constroem sua sonoridade única, sem fronteiras. Em 2022 está preparando a gravação do seu 3º álbum chamado Guitarrada no Forró.Em 2021 participou como músico nos projetos PROAC e Aldir Blanc: Pés no Chão, Coração Forrozeiro, Oh Saudade, Luan dos 8 Baixos, DVD SP Forró, De Patativa a Gonzagão, entre outros. Em 2020 foi convidado para gravar uma música de sua autoria no CD comemorativo de 25 anos da REDEVIDA de Televisão.Serviço:|Casa de Cultura São Rafael. Livre. Grátis. 120 minutos.


Mariah Arraiá São RafaelMúsica Sertanejo, dia 23/06, às 20h

Arraiá São Rafael Mariah Miranda faz o show de sertanejo no Largo de São Mateus. Um show versátil que conta com os principais sucessos do sertanejo da atualidade. Nascida na zona sul da cidade de São Paulo em 1980, a cantora Mariah Miranda desde muito nova já reconhece seu dom e começou a pôr em prática seu sonho desde muito nova! Mariah Miranda acredita que a música é um dom divino em sua vida, a missão da nossa cantora e leva sempre alegria, descontração e principalmente mostrar e se dedicar cada dia mais ao seu dom! Então sejam bem vindos ao nosso show onde a nossa maior missão é dedicar para fazer seu evento incrível e inesquecível! Nosso show conta com repertório versátil onde ninguém fica de fora dessa festa em total alegria!Serviço:|Casa de Cultura São Rafael. Dia: 23/06 às 20h. Livre. Grátis. 120 minutos.


Chico Science/Ipiranga:

Quadrilha Asa Branca - Culturas populares

"Uma comunidade de apaixonados pelo São João e cultura nordestina, de um modo geral, este evento é um encontro pelo desejo de se expressar, por meio da cultura popular, aprender e gerar conhecimento mútuo, através da troca. Sendo o fator que une e direciona, tornando o grupo em um coletivo e assim formando uma grande família.Serviço:|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 15/06 às 18h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Dj Vidalzeras Arraiá Cultural "O Forró na Trilha Sonora do povo periférico

Dj Vidalzeras traz um SET especial para o São João, reunindo o melhor do Forró, Piseiro e Pé de Serra; com músicas presentes no dia a dia da periferia, provando tanto para os mais velhos que trouxeram e expandiram esse movimento, quanto aos mais novos, que atualmente consomem gêneros mais abrangentes.Serviço:|Casa de Cultura Ipiranga Chico Science. Dia: 15/06 às 19h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Brasilândia:

DJ Janaína - Festa Junina da CasaJanaina

Nas traz sua marca na cena musical, cativando audiências e transformando cada evento em uma experiência única. Trazendo um estilo autêntico, Janaina tem sido presença marcante em uma gama de eventos, sempre trazendo projetos inovadores, criando conexões através de sua paixão pela música e pela arte da discotecagem.Serviço:|Casa de Cultura Brasilândia. Dia: 29/06 às 14h. Livre. Grátis. 60 minutos.


Cia A Hora da História - Histórias Pra Boi DormirTeatro, dia 29/06 às 15h

Anda por aí, nas redondezas, um boi muito danado, que tem dado chifradas em todos que encontra pela frente. Diante da grande confusão, duas Contadoras de Histórias se reúnem na tentativa de acalmar o animal: contam histórias especialmente para ele. Mas, uma após a outra, as histórias vão deixando o boi mais e mais nervoso. Até que é contada uma história de boi tradicional do Brasil: “Pai Francisco, Catirina e o Boi Barroso”. Para saber o fim desta grande confusão, só mesmo assistindo ao espetáculo…Serviço:|Casa de Cultura Brasilândia. Livre. Grátis. 60 minutos


Trio GoladaDança Forró, dia 29/06 às 19h

O Trio Golada é um trio de forró familiar, que traz o ritmo do forró com um repertório tradicional, releituras de grandes clássicos de ícones da música nordestina, como: Jorge de Altinho, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, entre outros artistas brasileiros.Serviço:|Casa de Cultura Brasilândia. Livre. Grátis. 60 minutos.


DJ Iasmin - Festa Junina da Casa, dia 29/06 às 17h

Dj Iasmin propõe fusões rítmicas, entre grooves funkeados brasileiros e estrangeiros. A artista mescla ritmos de mainstream e midstream independentes, passando pelos gêneros hip hop e funk Soul.Serviço:|Casa de Cultura Brasilândia. Livre. Grátis. 60 minutos.


Clique aqui e confira a programação mais atrações da programação.

Comments


bottom of page