top of page
  • Foto do escritorRedação

Pinacoteca de São Paulo faz limpeza de obra aberta ao público

O núcleo de conservação e restauro realiza a limpeza aquosa da obra de Virgílio Maurício, L’Heure du Gouter (A hora do prazer), de 1914

Virgílio Maurício, L’Heure du Gouter (A hora do prazer), 1914. (Imagem: Isabella Matheus)

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, convida o público para uma atividade especial no museu: a restauradora e conservadora Teodora Carneiro realiza a limpeza de uma obra em frente ao público. Nos dias 3, 4, 6, 7 e 8 de agosto, a restauradora passa os dias trabalhando na obra de Virgílio Maurício, L’Heure du Gouter (A hora do prazer), de 1914, na sala 15 do edifício Pinacoteca Luz.

 

A restauração do quadro tem o objetivo de retirar o verniz da obra, que com o passar dos anos oxida e ganha aspecto amarelado. Para isso, o núcleo de conservação e restauro precisa primeiro retirar uma camada de sujeira com limpeza aquosa, que vai acontecer com o quadro ainda em exposição. Ao final, L’Heure du Gouter (A hora do prazer) será transferido para a sala de restauração para a continuação do processo.

 

A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até́ a contemporaneidade e em diálogo com as culturas do mundo. Museu de arte mais antigo da cidade, fundado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, vem realizando mostras de sua renomada coleção de arte brasileira e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais em seus três edifícios, a Pina Luz, a Pina Estação e a Pina Contemporânea. A Pinacoteca também elabora e apresenta projetos públicos multidisciplinares, além de abrigar um programa educativo abrangente e inclusivo.

 

Pinacoteca Luz

Limpeza de obra

3, 4, 6, 7 e 8 de agosto, das 10h às 12h e das 14h às 18h

Praça da Luz, 2 - Luz


A visitação à Pinacoteca Luz funciona de quarta a segunda, das 10h às 18h (entrada até 17h)

Gratuitos aos sábados - R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada), ingresso único com acesso aos três edifícios - válido somente para o dia marcado no ingresso

Quintas-feiras com horário estendido B3 na Pina Luz, das 10h às 20h (gratuito a partir das 18h)

Comentarios


bottom of page