top of page
  • Foto do escritorRedação

"O Desfile das Abelhinhas" marca estreia de Ana Lúcia Schmidt na literatura infantil

Obra é ilustrado por Gio e Doug, dupla que já publicou seu traço em 19 obras infantis e juvenis


Após quatro décadas dedicadas à apicultura, não surpreende que as abelhas tenham servido de inspiração para que Ana Lúcia Schmidt se aventurasse pelo universo da literatura infantil.


A porto-alegrense de 60 anos, que hoje mantém apiários em Caxias do Sul e Bom Jesus, na Serra Gaúcha, lança nesta semana “O Desfile das Abelhinhas”, ilustrado por Gio e Doug. Pensado para crianças em fase de alfabetização, dos 5 aos 8 anos, o livro é protagonizado por Belinha, uma abelha listrada que vive com suas amigas em um bosque repleto de flores. Além de brincarem de escorregar nas pétalas e sugar o néctar de canudinho, elas repetem um divertido ritual a cada início de primavera: um desfile de moda com trajes feitos a partir dos grãos coloridos de pólen. A história, segundo Ana Lúcia, foi inspirada em suas filhas, Débora e Heloísa, que são estilistas.

Autora mantém apiários em Caxias do Sul e Bom Jesus, na Serra Gaúcha. (Imagem: Marcelo Pedroso)

“Como a maioria dos apicultores, sou apaixonada por esses insetos e, sempre que possível, tento transmitir essa paixão para as pessoas. Um dia, explicando para minha filha Heloísa como as abelhas coletam o pólen, ela comentou que as patas ‘pareciam pantufinhas’. Isto me levou a pensar numa história em que as abelhas criassem seus trajes com o pólen. Já a escolha pela primavera remete à minha infância, quando a escola do meu bairro promovia um ‘Desfile da Primavera’”, conta a autora. Com mais de 1,5 mil espécies vivendo no Brasil, segundo dados da Embrapa, as abelhas ajudam na polinização de milhares de espécies de plantas, contribuindo para o equilíbrio ecológico. Conforme a apicultora, elas também podem ser associadas aos valores da amizade e da colaboração, um aprendizado indispensável para a infância.


“É impossível falar das abelhas sem pensar em colaboração. A maioria delas vive em relação social harmônica, onde cada indivíduo tem seu papel e a união garante a sobrevivência. Nós, seres humanos, também colaboramos quando temos objetivos em comum. A questão ambiental, atualmente, exige reflexão e atitude de todos. Quem sabe as abelhas possam nos auxiliar”, reflete Ana Lúcia.

Livro conta a história de Belinha, uma abelha que confecciona trajes com pólen. (Imagem: Marcelo Pedroso)

História multiplataforma No livro, Belinha e suas amigas foram ilustradas por Gio e Doug, em aquarela sobre papel, caneta nanquim e lápis aquarelável. Todas as imagens foram criadas manualmente para depois serem fotografadas e tratadas digitalmente.


Por fim, a história de Ana Lúcia também ficará disponível na versão livro animado, trabalho de Arthur Bovo que poderá ser conferido no canal do YouTube “O Desfile das Abelhinhas”. Depois do lançamento no Instituto Quindim, o projeto circulará com contação de histórias em 10 escolas públicas de Caxias do Sul, além de outras quatro sessões de autógrafos em locais a serem divulgados nas próximas semanas.

Comments


bottom of page