top of page
  • Foto do escritorRedação

No Solar Fábio Prado, exposição sobre o Rádio supera 10 mil visitantes e entra na reta final

Público tem até o dia 20 de agosto para viajar pela história do rádio em ambientes de interação e imersão sonora na mostra “Rádio: emoção no ar – imagens de uma história que você ouviu”

O Solar Fábio Prado, casarão tradicional na avenida Faria Lima gerido pela Fundação Padre Anchieta/TV Cultura, superou no último final de semana de julho a marca dos 10 mil visitantes que vieram prestigiar a exposição “Rádio: emoção no ar – imagens de uma história que você ouviu”, em cartaz desde 21 de junho no espaço.


O público diverso, composto por pessoas de todas as gerações, pode conferir os aparelhos de rádio de diversas épocas, transmissões icônicas, músicas, fotos e vídeos que ajudam a contar o centenário do Rádio no país, além de fazer selfies em ambientes instagramáveis e se passar por um locutor da Rádio Cultura, no estúdio cenográfico montado na entrada da exposição.

"À medida que nos aproximamos da reta final desta fascinante exposição sobre a história do rádio no Brasil, é impossível não sentir a relevância desse meio de comunicação que há décadas encanta e conecta nossa sociedade. O rádio transcende o tempo e desperta emoções únicas, com narrações inesquecíveis, jingles que ecoam na memória coletiva e uma magia singular. Essa exposição é uma homenagem vibrante a uma era que moldou nossa cultura e nos lembra o poder atemporal do rádio em tocar corações e mentes", afirma o presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf.

SONS, CORES, OBJETOS HISTÓRICOS E ESPAÇOS INSTAGRAMÁVEIS

A exposição ocupa o hall de entrada e três salas do andar térreo do Solar Fábio Prado. O hall de entrada aborda a história do Rádio por meio de uma linha cronológica. A segunda sala da exposição integra conceitos como a importância do rádio, os fins para os quais o mesmo tem sido utilizado ao longo dos tempos no Brasil e no mundo, e também o futuro desse meio de comunicação. Presentes nessa sala estão o jornalismo e o esporte, e toda emoção intrínseca à narração de episódios que mudaram a história da sociedade.


Já no espaço central da mostra, há uma homenagem à arquitetura dos principais edifícios que abrigam várias rádios do país. Emissoras históricas que ajudaram a modelar o horizonte das cidades brasileiras e que até hoje são referência. Ainda nesta sala central encontram-se nichos instagramáveis que unem ambientes e objetos reais.

O último espaço da exposição apresenta áudios regionais dos 26 estados da Federação mais Distrito Federal, produzidos com o apoio de todas as entidades estaduais de radiodifusão em 2022. Os corredores intermediários contarão com jingles e reclames clássicos, conteúdos que fazem parte do imaginário coletivo brasileiro e permitirão ao visitante uma nostálgica imersão nesse importante capítulo da história do rádio, a publicidade.

A exposição é assinada pela Caselúdico, responsável por mostras icônicas que já atraíram milhões de visitantes nos últimos anos. A curadoria é de Elmo Francfort, professor universitário, diretor do MBRTV – Museu Brasileiro de Rádio e Televisão e coordenador do Centro de Memória da ABERT – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão. A realização é do Solar Fábio Prado/Fundação Padre Anchieta, com apoio da Rádio Cultura FM, Rádio Cultura Brasil, Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e AESP (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo).


Exposição - Rádio: emoção no ar – imagens de uma história que você ouviu Solar Fábio Prado

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano De terça a domingo, das 10h às 18h Até 20 de agosto Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada) Sexta-feira, entrada gratuita Acessibilidade no local | Bicicletário com 40 vagas

Comments


bottom of page