Nebulosa de Baco estreia com provocação, humor e densidade
- Redação
- há 4 dias
- 2 min de leitura
Inspirado em Pirandello, novo espetáculo da Cia. Stavis-Damaceno chega ao CCBB SP

Depois de passar por cidades como Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, o espetáculo Nebulosa de Baco, da premiada Cia. Stavis-Damaceno, estreia sua temporada paulistana no CCBB São Paulo no dia 24 de abril. A peça, com dramaturgia e direção de Marcos Damaceno e atuações intensas de Rosana Stavis e Helena de Jorge Portela, segue em cartaz até 8 de junho, com sessões às quintas e sextas, às 19h, e aos sábados e domingos, às 17h.
Inspirada na obra de Luigi Pirandello, vencedor do Nobel de Literatura, e em relatos de histórias reais, Nebulosa de Baco é uma peça dentro da peça. A encenação traz à cena uma atriz que não consegue chorar. Ajudada por outra artista mais experiente, ela se prepara para interpretar uma jovem marcada por uma relação dolorosa com o pai.
O processo de ensaio se passa em uma sala — “espaço fascinante de caos e criação”, nas palavras do diretor — onde as atrizes confrontam suas fragilidades enquanto buscam entender a melhor forma de representar o que há de mais delicado: o trauma, a memória e a dor. O espetáculo se alterna entre drama e comédia, embaralhando o que é real e o que é encenação, o que é verdade e o que apenas parece ser — como nos jogos propostos por Pirandello, mas com linguagem contemporânea e provocadora.
Nebulosa de Baco trata de temas difíceis, como violência e abuso sexual na infância, mas o faz com equilíbrio entre momentos de densidade emocional e outros de leveza e humor, marca das montagens da Cia. Stavis-Damaceno. A peça chama a atenção também pelo texto pulsante e pela força do elenco, reforçando o estilo da companhia: teatro de palavra, de ator, de intensidade.
O nome remete à astronomia e mitologia: as nebulosas são berços de estrelas - entre as mais conhecidas estão a Nebulosa de Orion e a Nebulosa Olho de Deus. Já Baco, deus do vinho e do teatro, representa a transformação do caos em beleza, a fertilidade criativa e a dualidade humana entre controle e entrega.
O espetáculo tem patrocínio do Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Para o CCBB São Paulo, a peça reforça o papel do centro como espaço de encontro, debate e transformação por meio da arte e do teatro de alta qualidade.
Nebulosa de Baco
Até 8 de junho de 2025
Quintas e sextas, às 19h
Sábados e domingos, às 17h
Teatro CCBB SP
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) disponível em bb.com.br/cultura e na bilheteria
Classificação indicativa: 18 anos
Duração: 90 minutos
Comments