top of page
  • Foto do escritorRedação

Museus agitam agenda com feira multicultural, crítica de cinema e mediação de leitura nos parques

Totalmente gratuita, a agenda também inclui oficina de reparo em livros e documentos

Da esquerda para a direita: Oficina de pequenos reparos (Acervo Casa Guilherme de Almeida); Jardim de Infância Otto Rudolf Quaas (Acervo Instituto Moreira Salles); Cordéis (Saber Mais)

Os museus Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida trazem no mês de setembro uma programação que abrange diferentes gêneros literários, como poesia e cordel, conversa sobre o impacto das novas tecnologias no processo criativo, e uma feira multicultural com trabalhos de pessoas migrantes e em situação de refúgio. Algumas atividades necessitam de inscrição.

Fique por dentro dos destaques.

Casa das Rosas

Avenida Paulista, 37 - Bela Vista

Jardim do museu aberto de segunda a domingo, das 7h às 22h


O museu realizará no dia 20 de setembro, das 19h às 21h, a conversa Preservação da memória em comunidades LGBTQIAPN+, com Tony Boita, comunicador, antropólogo, museólogo e psicanalista. A atividade, que integra a 17ª Primavera de Museus — ação anual coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus que neste ano focará na importância dos museus na promoção da inclusão social e da diversidade — abordará a importância dos diferentes formatos de mídias na preservação da memória e cultura desta população. Inscrição aqui. Vagas: 300


No sábado, 30 de setembro, das 15h às 17h, o escritor e filósofo Rodrigo Petronio guiará o público a uma reflexão sobre o impacto das novas tecnologias — inteligências artificiais, robotização e algoritmos — na literatura, na criação e na filosofia. A atividade Caminhos da criação no mundo contemporâneo: tecnociência, filosofia e literatura terá mediação da escritora e poeta Cristina Mira, do ficcionista e ensaísta Raphael Pantet e do jornalista e pesquisador Weldher Rodrigues. Atividade realizada no jardim da Casa das Rosas. Não há necessidade de inscrição.

Casa Guilherme de Almeida

R. Macapá, 187 – Perdizes


O Laboratório de Crítica Cinematográfica, com Donny Correia, mestre e doutor em estética e história da arte pela USP e crítico de cinema, está com as inscrições na lista de espera abertas até 17/09 (aqui). A formação mostrará o histórico e a prática da crítica de cinema, além de debater sobre o papel deste estilo de escrita na contemporaneidade. Os alunos poderão aprimorar seu senso crítico e técnicas de escrita por meio dos exercícios propostos nos encontros que acontecerão às quintas-feiras, 21 e 28 de setembro, 5, 19 e 26 de outubro, 9, 16 e 23 de novembro, das 19h às 21h.

No dia 7 de setembro, das 14h às 15h, o museu realizará a atividade Guilherme e a crítica de cinema guiada pela educadora da instituição Débora Paneque. O encontro pretende mostrar este outro lado do escritor para os participantes, por meio da apresentação de alguns textos críticos escritos por ele. Inscrição aqui. Prazo: 06/09. Vagas: 8


O museu Casa Guilherme de Almeida realizará também a oficina Pequenos reparos em livros e documentos com Marlene Laky, conservadora-restauradora da instituição. A atividade acontecerá nos dias 9 e 16 de setembro, das 10h às 13h e das 14h às 18h. O objetivo da formação é mostrar como o restauro e o acondicionamento interferem na integridade da obra, além de capacitar o aluno a intervir adequadamente para estabilizar danos em livros e outros documentos. Inscrição para a lista de espera aqui.

Casa Mário de Andrade

R. Lopes Chaves, 546


No sábado, 23, das 16h às 18h, acontece a atividade Cordel: Patrimônio do Brasil com Aderaldo Luciano, poeta, professor, doutor e mestre em Ciência da Literatura pela UFRJ, e Lucineide Vieira, cordelista, professora e integrante da ALP - Academia de Letras dos Professores da cidade de São Paulo. A conversa apresentará o percurso histórico do Cordel como patrimônio imaterial cultural brasileiro, gênero literário que encantou Mário de Andrade em suas expedições etnográficas pelo norte e nordeste do Brasil. Inscrição aqui. Prazo: 23/09. Vagas: 300

Acompanhe a agenda completa no site de cada instituição: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade.





Comments


bottom of page