top of page

Filme A Substância traz reflexão sobre o horror por trás da obsessão pela beleza

Foto do escritor: Redação Redação

Aclamado por seu visual impactante e mensagem subversiva, filme é um dos principais destaques do cinema.

atriz Demi Moore em cena do filme A substância, se olha no espelho, com rímel borrado
Imagens: Divulgação

Dirigido por Coralie Fargeat, o filme A Substância narra a trajetória da atriz em declínio Elisabeth Sparkle, vivida por Demi Moore, que opta por experimentar uma peculiar substância: uma droga misteriosa que, à primeira vista, possui propriedades extraordinárias, conseguindo replicar células e gerar temporariamente uma versão rejuvenescida e aprimorada dela mesma. A partir dessa decisão, surge a personagem Sue, interpretada por Margaret Qualley, trazendo consigo uma sequência de bizarros acontecimentos.


Através de um tom satírico e subversivo, a obra explora como o corpo feminino é objetificado, medicalizado e sexualizado pela sociedade patriarcal, expondo a maneira como as mulheres são frequentemente reduzidas a objetos ora de desejo ora de repulsa. Ao colocar essas experiências no centro da narrativa, o longa transforma o que tradicionalmente é visto como abjeto em algo intensamente revelador, explorando temas como a sexualidade, a violência de gênero e a pressão estética.



Intenso e visceral, o longa não é dos mais fáceis de se assistir. Caracterizado como um filme de horror corporal, a obra causa incômodo do início ao fim, extremos close-ups, trilha alta e pulsante, fotografia marcante e, claro, deformidades. É interessante pensar que esse conjunto é todo desenhado para que o espectador sinta na pele o mesmo desconforto que a protagonista sente com seu próprio corpo.


A atuação de Demi Moore foi considerada um dos pontos altos, com muitos críticos apontando como a melhor de sua carreira. Ela explora de maneira intensa as nuances emocionais de uma mulher que lida com o envelhecimento e o abandono pela indústria. A química entre Moore e Qualley também é outro destaque, refletindo a luta interna da protagonista.


A Substância teve sua estreia mundial no Festival de Cannes, onde foi ovacionado por 11 minutos e saiu como o grande vencedor do prêmio de Melhor Roteiro, marcando também a primeira participação de Demi Moore no festival.


Confira o trailer!



A Substância (The Substance)

Nota SP Boas Dicas

nota do filme quatro estrelas e meia

Duração: 140 min.

Gênero: drama, terror

Estreia: 19/09/2024

Direção: Coralie Fargeat

Ano: 2024

Roteiro: Coralie Fargeat

Estreia: EUA, França, Irlanda do Norte

Elenco: Demi Moore, Margaret Qualley, Dennis Quaid, Gore Abrams 


Comments


bottom of page