top of page
  • Foto do escritorRedação

FILE São Paulo 2023 em cartaz até 27 de agosto, com entrada franca

Com curadoria de Paula Perissinotto e Ricardo Barreto, a exposição acontece no Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp

A interação entre as inteligências artificiais e a humanidade inspira mais uma edição do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica - FILE. “Singularidades Interativas” é o atual tema da edição, uma referência à hipótese de que a interação mútua entre as inteligências artificiais (IAs) e humanas levaria ao desenvolvimento de uma consciência simulada. Essa ideia, segundo os curadores, vai na contramão do pensamento de que a IA se tornará em breve autônoma e autoconsciente. A proposta da exposição seria, portanto, “como ‘Singularidades Mixadas’ que interagiriam entre si, na solução dos problemas complexos do mundo”, explicam os curadores.


A programação do FILE São Paulo 2023 é composta pela exposição principal no Espaço de Exposições, uma instalação na entrada do Centro Cultural Fiesp, projeções de trabalhos na fachada do prédio, parcerias com outras instituições, workshops e uma instalação no Metrô. Reúne 302 participações e 183 obras de 39 países, como Brasil, Estados Unidos, Argentina, Alemanha, China, França, Finlândia, Japão, Irã, Reino Unido, Espanha, México, Colômbia, Itália e Portugal. Conta com a intalação interativa da artista brasileira Anaisa Franco, instalação da dupla canadense Victor Drouin-Trempe (V.ICTOR) e Jean-Philippe Côté (Djip.Co), do jogo HUMANITY, lançado recentemente pelo estúdio japonês Enhance e muitos outros.


Realizado em parceria com o SESI-SP, desde 2004, o festival é um evento em que o público pode interagir e conhecer o que há de mais inovador na união entre arte, ciência e tecnologia. Essa edição conta, também, com o FILE Hypersonica (com o Arquivo de Áudios do CYLAND), o FILE ANIMA+ (que conta com a parceria de SCM/CityU na propulsão de novos artistas no cenário internacional) e o FILE no Metrô, que exibe a obra de realidade aumentada “Traces”, da artista venezuelana Camila Magrane.


De 5 de julho a 27 de agosto de 2023

de terça a domingo, das 10h às 20h

Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp

www.sesisp.org.br

FILE LED SHOW

Galeria de Arte Digital

todos os dias, das 19h às 6h

Não é necessário reservar ingresso para a visitação.

Agendamento para grupos:

Para realizar o agendamento de visitas em grupo é necessário enviar um e-mail para cfagendamentos@sesisp.org.br com as seguintes informações:

- Nome completo do responsável pelo grupo no dia da visita - E-mail e Telefone do responsável pelo grupo (preferencialmente celular) - Nome da Escola / Instituição - Data e período desejado - Quantidade de pessoas (incluindo alunos e professores/acompanhantes) - Faixa Etária do grupo - Sinalizar se houver portadores de necessidades especiais no grupo - Sinalizar se o transporte será próprio com desembarque nas dependências do SESI-SP (Não possuímos estacionamento, apenas orientamos o embarque e desembarque em nossas dependências)

Kommentare


bottom of page