top of page
  • Foto do escritorRedação

FILE 2024 chega ao Centro Cultural FIESP com muita imersão e interação

Atualizado: 5 de ago.

Com entrada franca, a visitação acontece das 10h às 20h, de terça a domingo, ofertando vivências em computação quântica e inteligência artificial, até 25/08



O Centro Cultural FIESP realiza mais uma edição da FILE 2024, convidando o público a desvendar o futuro da arte na interseção entre computação quântica e inteligência artificial sintética, numa experiência imersiva e interativa. Com a exposição QUBIT AI, a FIESP abre suas portas para uma exploração única das possibilidades criativas emergentes, sob a curadoria de Ricardo Barreto e Paula Perissinotto.

 

“A computação quântica, uma revolução emergente no campo tecnológico, oferece um novo leque de possibilidades criativas para os artistas contemporâneos. Esta nova era permite a exploração de fronteiras inéditas através de uma nova formatação computacional que se constitui principalmente de sobreposição e emaranhamento quânticos, um novo campo de exploração para a ciência da computação, bem como para as artes em geral.” explicam Barreto e Perissinotto no texto curatorial da exposição. 

 

Já a arte sintética é toda arte que é produzida pelas inteligências artificiais, somadas à criatividade dos artistas. Se a computação quântica é o início de uma revolução emergente, a inteligência artificial sintética já é uma revolução de fato. Podemos compará-la ao que aconteceu no passado à modernidade, onde os parâmetros artísticos e estéticos foram radicalmente modificados, produto dos artistas da época. A arte sintética trabalha com novas formas de criar e de produzir: imagens; filmes; roteiros; artes visuais; arquitetura; design; moda; e assim por diante. A inteligência e a criatividade permitem que a arte sintética surja através de: Stable Diffusion, Deforum, Dall-E, Midjourney, entre outros. Hoje  os  artistas, como um deus, indicam através de comandos falados ou escritos (prompts), aquilo que eles desejam realizar: “faça-se a luz” e a luz se fará. Para a exposição QUBIT AI trouxemos diversas formas da atual arte sintética.

 

Um dos pioneiros a expor no Centro Cultural Fiesp a relação entre arte e tecnologia, o FILE chega a 25 anos e segue na busca por tendências e atualizações. Nesse ano vai proporcionar que nosso público tenha acesso a artistas que receberam influências da computação quântica e da inteligência artificial para suas criações artísticas. Com as rápidas transformações que recebemos dessas tecnologias, o FILE 2024 nos ajuda a refletir sobre os impactos que já podemos sentir e a prospectar o que virá no futuro. 

 

FILE 2024 - QUBIT AI

Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp

Terça a domingo, das 10h às 20h

Endereço: Avenida Paulista 1313

Entrada franca (sem necessidade de reserva de ingressos)

Mais informações: www.centroculturalfiesp.com.br

Kommentare


bottom of page