top of page
Foto do escritorRedação

Festival de cinema coreano exibe filmes gratuitos

2ª edição do KOFF em São Paulo acontece entre 3 e 9 de outubro

Frame dos filme "Vidas Passadas"
Frame dos filme "Vidas Passadas"

Não é de hoje que o tigre asiático se destaca na esfera cinematográfica e faz do país uma nação culturalmente influente. Nos últimos anos, a crescente popularidade da cultura coreana tem cativado o público mundial, impulsionada pela força do cinema, da música e de outras manifestações artísticas.


Para destacar essa cinematografia tão relevante, o KOFF – Festival de Cinema Coreano retorna a São Paulo em 2024. Organizado pelo Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC), a 2ª edição do evento acontece de 3 a 9 de outubro no Reserva Cultural, na Avenida Paulista.


O festival trará as principais produções comerciais e independentes lançadas entre 2022 e 2024, sob curadoria de Rubens Rewald, co-curadoria de Marcia Kling, consultoria de Soleiman Dias e produção executiva de Eduardo Komatsu e Guilherme Merisio.


Na Mostra Competitiva, destacam-se os longas Table for Two, Birth, e Juhee from 5 to 7, entre outros. Table for Two é um documentário sobre a relação entre uma mãe sua filha que teve uma severa crise de aneroxia e bulimia na adolescência. Já Birth (2022) é um drama delicado sobre a gravidez não planejada de uma jovem escritora promissora que está prestes a publicar seu novo livro Jay, causando conflitos entre ela e seu companheiro. Investigando temas de escolha pessoal, expectativas sociais e a luta inerente pela autonomia, surge como uma reflexão comovente sobre as complexidades da feminilidade contemporânea. Juhee from 5 to 7 se relaciona diretamente com o clássico de Agnes Varda, Cleo das 5 às 7. Assim como no filme de Varda, a protagonista aguarda o resultado de um exame de câncer, enquanto vivencia uma tarde na universidade em que leciona.


Entre os destaques da Mostra Não Competitiva estão longas metragens que tiveram bastante evidência na produção sul-coreana nos últimos dois anos, como, por exemplo, o filme de abertura do Festival, Vidas Passadas, da diretora Celine Song, sucesso de crítica e público em todo o mundo e indicado ao Oscar Academy Awards de Melhor Filme deste ano. Também estão na programação os dois sucessos do cinema coreano dos últimos dois anos, inéditos no Brasil: Spring in Seoul (2023), um thriller político com direção de Kim Sung-su indicado em várias categorias no Asian Film Awards, que ultrapassou 11 milhões de espectadores em 36 dias de exibição. Baseado em fatos reais, a história tem como ponto de partida o assassinato do presidente Park em 1979, quando várias facções militares lutaram pelo controle durante um violento golpe; e Exhuma, que explora o terror psicológico, rituais xamânicos e a possessão de forma absolutamente original e, ainda, faz críticas sutis ao impacto da história da Coreia com o Japão. Dirigido por Jang Jae-hyun, estreou em fevereiro deste ano e se tornou a maior bilheteria na Coreia do Sul em 2024 , com U$ 83 milhões.


Programação completa:


O festival ainda conta com uma seleção de curtas-metragens, totalizando 60 filmes produzidos entre 2022 e 2024, separados entre mostra competitiva (cuja premiação será decidida por votação do público) e não-competitiva.


Os ingressos para as sessões são gratuitos, porém é preciso reservá-los no site oficial do evento.


Koff - Korean Film Festival

De 3 a 9 de outubro de 2024.

Diversos horários

Gratuito

Reserva Cultural

Av. Paulista, 900 - Bela Vista

Comments


bottom of page