top of page
  • Foto do escritorRedação

Evento gratuito mistura brincadeira e literatura para público de todas as idades

O encontro da literatura com o brincar em suas múltiplas formas. Assim será o Brincâncias Literárias para todas as gentes, um festival gratuito e aberto para toda a população, que acontecerá em São Paulo entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, no CEU Esperança, na Freguesia do Ó. Destinado ao público em geral, crianças, adultos e também educadores, o evento está em sua segunda edição (a primeira aconteceu em 2022), e inclui espetáculos musicais, palestras, atividades formativas, oficinas e contação de histórias, possibilitando o bem-estar e o acesso à cultura.

A concepção do projeto é da escritora, contadora de histórias e mediadora de leitura Andréa Sousa e realização da contadora, escritora e palestrante Ivani Magalhães e do Instituro Muda Brasil em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e produzido por Teka Pinheiro da Criativos.br e Simone Hernandes do Recanto Alegre produções educacionais.


"Brincâncias Literárias pra todas as gentes traz uma brincadeira até mesmo em seu nome com os neologismos 'Brincâncias' (brincar + infância) e 'gentes', que denota a pluralidade, inclusão, diversidade de linguagens e de opções, como explica Andrea Sousa. Brincar é um dos direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Isso porque as brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças, com contribuições aos aspectos psicológicos, cognitivos, físicos e sociais, especialmente nos primeiros anos de vida.


Brincar é a linguagem fundamental das crianças e meio por excelência para a construção de conhecimentos sobre si mesmas, sobre o mundo e as relações com o outro. No entanto, estes benefícios não se restringem às crianças, mas ao ser humano ao longo de toda a vida, possibilitando às pessoas de todas as idades.

Programação


30 de agosto

18h - Mesa Redonda (indicado para educadores em geral)

Tema: Brincar, Ler e Contar história, convidados para a mesa Andréa e Giba Pedroza facilitação de Ivani Magalhães

Ingressos aqui

19h30 - "Bate Papo Crianceiras" com Márcio de Camillo (aberto para todo o público)

Neste bate-papo musical o cantor e compositor Márcio de Camillo compartilha com o público, canções do projeto CRIANCEIRAS, que musicaliza obras literárias para o público infantil, criando uma ponte entre a melodia e a poesia. O projeto já possui dois CDs, sendo o primeiro inspirado na obra de Manoel de Barros e o segundo na de Mário Quintana. O projeto instiga o imaginário infantil, despertando a criança para a poesia, através da música, das artes visuais e do corpo, sem subestimar os pequenos, valorizando-os como seres humanos plenos e capazes de compreender poesia, até porque toda criança já nasce poeta.

Ingressos aqui

01 de setembro

9h30 - "Histórias para brincar" com Cia. Malas Portam

14h30 - "Histórias para brincar" com Cia. Malas Portam


Malas Portam é um grupo de artistas que pesquisa a arte de contar histórias. Desde 2007, os integrantes dedicam-se ao estudo das múltiplas linguagens artísticas aplicadas em seus espetáculos, juntando teatro, música, literatura e, agora, lançam sua primeira obra audiovisual. O objetivo deste espetáculo é misturar brincadeiras com histórias, convidando o público para interagir durante a narração.


02 de setembro

10h - Contos animados de animais com Ivani Magalhães e Paulo Pixu

Serão apresentandas quatro histórias entremeadas por cantigas, trava-línguas e brincadeiras tradicionais. Ivani Magalhães, Mestre em Educação pela PUC-SP, com formação em Psicologia e Pedagogia, é contadora de histórias e palestrante com atuação em diversos estados brasileiros. Paulo Pixu é músico multinstrumentista e há 10 anos tem se dedicado ao publico infantil compondo canções e criando shows musicais. Trabalhou com o Rolando Boldrin no programa Sr Brasil. É criador dos espetáculos Brinquedos de Palavras, Zig & Zag Show e Piá e os Quintais da Imaginação.

11h30 - “Brincadeiras Cantadas" com Laís Cintra

Oskindô, Lá Lá! Brincadeiras para cantar e dançar!

A oficina convida crianças e suas famílias a brincar através de brincadeiras de roda, brinquedos de mão, brincadeiras cantadas e dançadas da nossa cultura popular brasileira e da infância. Laís Cintra, graduada em Pedagogia e pós-graduada em Linguagens da Infância pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro, atriz pelo Senac SP, bailarina pela Royal Academy of Dance, educadora brincante pelo Instituto Brincante. É contadora de histórias, professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Paulo e ministra oficinas sobre temas relacionados às linguagens da infância.

Ingressos aqui

15h - "Show Pé de Brasil" com Trupe Trupé

Composto por dança, bonecos e brincadeiras ao som de ritmos como Frevo, Forró, Maracatu, Marchinha, Boi e muito mais, o show infantil “Pé de Brasil” reúne canções de ritmos genuinamente brasileiros. Com o objetivo de levar às famílias música autoral inteligente e com respeito a infância, a Trupe Trupé tem entre seus integrantes múltiplos artistas com vivências em cultura popular de diversas regiões do país. O trabalho do grupo é um dos principais nomes no cenário da música infantil e conta com participações especiais em suas canções de nomes como Ney Matogrosso, Palavra Cantada, Zeca Baleiro, Filipe Catto, Tião Carvalho, Fortuna, entre outros grandes artistas. Fundada em 2012 por Filipe Edmo, a Trupe Trupé nasceu da vontade e vocação do artista de apresentar as mais diversas manifestações populares por meio de espetáculos de múltiplas linguagens, guiados pela música, com dança, teatro, brincadeiras e interações para crianças de todas as idades.

Ingressos aqui

CÉU Esperança Garcia - Zona Norte

R. Crespo de Carvalho, 71 - Freguesia do Ó

Comments


bottom of page