top of page

Centro Cultural Coreano apresenta exposição interativa de Suldurumi

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 10 de mar.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de mar.

Artista coreano reinterpreta obras populares e tradicionais de sua cultura em pinturas por carimbos

1. Shin Yun-bok; Weolha Jeongin (Dois amantes sob o luar), Dinastia Joseon; Crédito: Museu Nacional da Coreia  2. Suldurumi; Weolha Jeongin (Dois amantes sob o luar); 2025  (Imagens: Suldurumi)
1. Shin Yun-bok; Weolha Jeongin (Dois amantes sob o luar), Dinastia Joseon; Crédito: Museu Nacional da Coreia 2. Suldurumi; Weolha Jeongin (Dois amantes sob o luar); 2025 (Imagens: Suldurumi)

De 16 de março a 29 de junho, o Centro Cultural Coreano no Brasil apresenta a exposição Pintura coreana: carimbo e design, de Suldurumi. Com uma trajetória no design gráfico, o artista coreano reinterpreta as artes tradicionais do país por meio de técnicas contemporâneas, criando um diálogo entre passado e presente.


A obra de Suldurumi dialoga com diversas expressões tradicionais coreanas. Elementos do bojagi — arte têxtil que une retalhos geométricos em um tecido único, em geral, para o embrulho de presentes — aparecem em suas composições, assim como referências à minhwa, pintura folclórica coreana bastante popular entre os séculos XVIII e XIX, que retratava o cotidiano e os costumes da Coreia da época.


Além dessas influências visuais, o artista também se inspira na poesia de Yun Dong-ju (1917-1945), reconhecido por seus poemas de resistência durante a ocupação japonesa.Em sua releitura, Suldurumi pinça cenas dessas obras milenares e as reproduz pela sobreposição de carimbos. Pouco a pouco, a folha em branco vai ganhando formas e cores aparentemente desconexas e abstratas até se revelar numa figura bem elaborada e repleta de detalhes.

 

Acredito que esta exposição pode mostrar como a arte minhwa, de aparência antiga, pode passar por uma transformação natural, tornando-se uma expressão visual acessível e significativa para todos ao redor do mundo. Mesmo com as mudanças, espero que possamos redescobrir o charme único da estética coreana, sem perder suas cores autênticas e o espírito simples de nossos ancestrais, que usavam o humor e a sátira como formas de expressão", afirma Suldurumi.


Além de trazer as artes que inspiram o artista impressas e distribuídas pelo espaço, a exposição terá conjuntos de carimbos à disposição do público, que poderá experimentar a pintura por meio deles, criando suas próprias obras e levando-as como lembrança da experiência.


Ao apresentar aos visitantes as etapas de seu fazer artístico e criar carimbos para suas produções, o artista visa ainda tornar essa criação acessível a um público amplo.


Sobre o artista

Nascido em 1994, em Busan, Suldurumi é formado em design gráfico. Em 2021, depois de ter iniciado sua carreira no mercado publicitário, o artista lançou o projeto que hoje dá nome a sua figura artística. O termo Suldurumi foi inspirado em um antigo significado de seu nome de nascimento, que faz referência a um grande jarro para o armazenamento de bebidas alcóolicas. Tal como o vasilhame, que, no limite, trazia alegria e conexão para os que estavam ao seu redor, o artista busca divertir aqueles que têm contato com seu trabalho.

Pintura coreana: carimbo e design, por Suldurumi

De 16 de março a 29 de junho

Centro Cultural Coreano no Brasil

Avenida Paulista, 460

De terça a sábado, das 10h às 18h30; domingo, das 11h às 17h

Entrada gratuita

 

bottom of page