top of page
  • Foto do escritorRedação

CCBB-SP abre ao público a mais completa retrospectiva de Sérvulo Esmeraldo

Artitsa é referência obrigatória na história da arte brasileira. As obras apresentadas evidenciam conexões de pertencimento únicas entre São Paulo e sua trajetória, ícone da abstração geométrica



O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo recebe a exposição SÉRVULO ESMERALDO: LINHA E LUZ, a maior e mais completa retrospectiva do artista, que faleceu em 2017 aos 87 anos, após quase 60 anos de produção continuada em São Paulo, na França e no Ceará.


O percurso da mostra é formado por 110 obras que, em conjunto, evidenciam cada vez mais a importância de Sérvulo Esmeraldo para a história da arte brasileira e sintetiza a extensa produção do artista, também pioneiro na arte cinética, com trabalhos de diversas dimensões e em variados materiais.


Potência gráfica, cromatismo intenso, objetos em movimento real ou virtual, tudo convida o público a perceber-se em meio a um diálogo de formas. As obras definem o talento e a inteligência do artista que prima pelo rigor em toda sua produção e nas diversas linguagens nas quais transita.


A mostra traz xilogravuras que Esmeraldo produziu ainda no início da carreira, na década de 1950, baseadas em elementos como folhas e conchas. Os trabalhos mais recentes têm data próxima dos anos finais de vida do artista. São esculturas em metal, com formas geométricas e cores bem definidas.

Em algumas, as sombras também fazem parte da composição. “Você tem horas, quando você está a uma certa distância, você nem consegue perceber muito bem o que é o objeto e o que é a sombra. É um caminhar de linhas que dialogam”, comenta Marcos Lontra, que assina a curadoria ao lado de Dodora Guimarães Esmeraldo, viúva do artista.

A passagem de mais de 20 anos pela França, que teve início com uma bolsa de estudos oferecida por aquele país, também faz parte da mostra. Foi nessa etapa que Esmeraldo se tornou um dos pioneiros da arte cinética, em que os trabalhos do artista produzem movimento a partir do contato com o corpo do espectador, pela transmissão de energia eletroestática. As esculturas em acrílicose tornam uma marca de Sérvulo neste período, quando se aventurava por materiais ainda pouco usados pelas artes.

SÉRVULO ESMERALDO: LINHA E LUZ

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

R. Álvares Penteado, 112 - Centro Histórico de São Paulo

Até 20 de novembro

Todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças-feiras

Ingressogratuitos, disponíveis em bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB SP

Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.


Comments


bottom of page