top of page
  • Foto do escritorRedação

Butantan realiza exposição com kits científicos vendidos ao público na década de 1970

Atualizado: 26 de jul. de 2023

Mostra com kits do programa “Os Cientistas”, vendidos em bancas de jornal nos anos 1970, pode ser visitada desde início de julho

Os visitantes do Museu de Microbiologia, do Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, podem apreciar a exposição “Coleção Os Cientistas: memórias e reencontros”, com itens históricos sobre a educação e o ensino da ciência no Brasil.


A mostra temporária é uma homenagem ao professor e ex-diretor do Instituto Butantan, Isaias Raw, que morreu em dezembro de 2022, aos 95 anos. Raw também passa a dar nome ao Museu de Microbiologia. O cientista dedicou sua vida à pesquisa em bioquímica e à popularização do ensino de ciências para crianças e adolescentes. Responsável por isolar uma das enzimas do ciclo de oxidação de ácidos graxos, concentrou suas atividades em áreas como o estudo da mitocôndria, a ação de drogas na indução de citocromos e a investigação de enzimas do metabolismo do Trypanosoma cruzi.

“Essa exposição traz ao público uma parte importante do ensino de ciência experimental no Brasil, de uma época em que não existia internet. Esses kits em banca de jornal foram uma maneira de transmitir o conhecimento e de despertar nos jovens de então o interesse pela ciência. A preservação e divulgação dessa história também é papel do Instituto Butantan”, explica Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan.


Com montagem realizada pela própria equipe do Butantan, com materiais disponíveis no almoxarifado, a exposição teve apoio da Fundação Butantan, para produção de material gráfico.

Ciência em kits

Um dos maiores cientistas de sua geração, o professor Isaias Raw foi figura essencial para o crescimento e avanço da pesquisa nacional e da educação e ensino da ciência no Brasil. Foi dele, ao lado da professora Myriam Krasilchik, e com apoio da socióloga e biblioteconomista Maria Julieta Ormastroni, responsável pela Fundação Brasileira para o Ensino de Ciências (FUNBEC), a ideia de produzir os kits que foram distribuídos pela Editora Abril para venda em bancas de jornais, na década de 1970.


A coleção recebeu o nome “Os Cientistas” e permitia ao público a realização de experimentos de química, física e biologia. Foram 50 kits diferentes, que, além do material para a realização do experimento e do manual de instruções, contavam com a biografia do cientista relacionado ao tema. Ao todo, foram vendidos mais de 2 milhões de kits no país.


Mostra temporária

A “Coleção Os Cientistas: memórias e reencontros” fica em cartaz no Museu de Microbiologia por tempo indeterminado. Os visitantes podem apreciar alguns dos kits da coleção, que foram doados ao museu por Orlando R. G. Filho, por coincidência, um pesquisador do Instituto Butantan. Roxane Piazza, outra pesquisadora da instituição, cedeu as biografias encadernadas que compõem a coleção.


Exposição “Coleção Os Cientistas: memórias e reencontros”

Museu de Microbiologia - Parque da Ciência - Instituto Butantan

Av. Vital Brazil, 1.500 - Butantã - São Paulo/SP

De terça a domingo, das 8h às 17h

Comments


bottom of page