top of page
  • Foto do escritorRedação

Brincadeiras, jogos tradicionais e cinema compõem programação do Museu das Culturas Indígenas

Atualizado: 5 de jul. de 2023

Instituição terá cineclube com filmes produzidos por cineastas indígenas. Atrações são indicadas para todas a família

Durante as férias de julho, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) vai oferecer uma programação repleta de atividades para toda a família. Oficinas de artesanato, exibições de filmes, jogos e brincadeiras educativas serão realizadas gratuitamente na sede do MCI, instituição da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.


Fundamentos do artesanato Pankararu, feito com sementes de açaí, serão apresentados em 09/07, às 14h. A atividade será comandada por Ivone Pankararu, liderança de seu povo no Real Parque, na capital paulista. Com vagas limitadas.


A estreia do Cineclube TAVA, em 06/07 às 17h, contará com as exibições de dois curtas-metragens produzidos por indígenas. Em Hamaw - O Filho do Guaraná, curta do artista e cineasta André Hulk, é contada sua história e trajetória por trás da pintura homônima, um marco na carreira do artista amazônida. Já em Tava, a Casa de Pedra, produção Vídeo nas Aldeias, a filmagem traz a interpretação mítico-religiosa dos Mbyá-Guarani sobre as reduções jesuíticas do século XVII no Brasil, Paraguai e Argentina. As inscrições limitadas estão abertas no site.


Visitantes de todas as idades são convidados a participar de jogos educativos, brincadeiras, cantos e danças. O Férias na TAVA, conduzido pelos Mestres de Saberes do MCI, indígenas do programa educativo da instituição, contará também com o compartilhamento de vivências e experiências em famílias plurais. Confira datas e horários no site.


Em 15/07, indígenas da Aldeia Tereguá, na Terra Indígena Araribá em Avaí, São Paulo, realizarão uma série de brincadeiras tradicionais. Com vagas limitadas.


Lançamento de livros e leituras dramáticas

Realizado em parceria com o Museu das Culturas Indígenas e o Sesc-SP, a terceira edição do TePI - Teatro e os Povos Indígenas apresenta o protagonismo artístico indígena por meio da literatura. Em 11/07, às 17h, o projeto promove o lançamento dos livros TePI - Teatro e os povos indígenas, janelas abertas para a possibilidade e Caixa de Dramaturgias Indígenas.


As obras apresentam compilados de textos e dramaturgias escritas por artistas indígenas, parcerias entre indígenas e não-indígenas, de várias regiões do Brasil, Chile e Equador. O evento também promoverá a leitura dramática dos textos Caixa de Dramaturgias Indígenas e Margarida pra você lembrar de mim?


Programação em parceria com a Pinacoteca

A partir das exposições Ygapó: Terra Firme, em cartaz no MCI, e Escola Panapaná, na Pinacoteca, ambas do artista e curador Denilson Baniwa, as instituições promoverão encontros com os Mestres de Saberes para discussão da relação entre arte e educação na Escola Panapaná.


Nos dias 10 e 21/07, às 15h, o público poderá participar das discussões com Carlos Papá e Clarice Pankararu, além de visitar os espaços expositivos da Pinacoteca.


Educação em temáticas indígenas

Em 27/07, às 10h e às 15h, os Mestres de Saberes receberão educadores do ensino fundamental e médio para oficinas e atividades de formação, voltadas à abordagem das temáticas indígenas em escolas ou demais espaços, em consonância com a Lei nº 11.645/2008. As inscrições são limitadas.


Sobre o MCI – Localizado na capital paulista, o Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Aty Mirim.

Cineclube TAVA

06 de julho

às 17h

Férias na TAVA

8, 9, 16, 22, 23, 29 e 30 de julho

das 10h às 12h; das 14h às 16h; 09/07 somente às 10

Oficina de artesanato Pankararu

09 de julho

às 14h

Programação em parceria com a Pinacoteca

10 e 21 de julho

Local: Praça da Luz, 2 - Luz, São Paulo - SP

Lançamento de livros e leituras: TePI - Teatro e os Povos Indígenas

11 de julho

às 17h

Brincadeiras da Aldeia Indígena Tereguá

15 de julho

às 10h e às 14h

Formação de educadores em temáticas indígenas

27 de julho

às 10h e 15h

Inscrições abertas no site.

Museu das Culturas Indígenas

R. Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca, São Paulo/SP

De terça a domingo, das 9h às 18h; às quintas-feiras até às 20h; fechado às segundas-feiras (exceto feriados)

Telefone: (11) 3873-1541

Comments


bottom of page