top of page
  • Foto do escritorRedação

Brincadeiras ao Pé do Ouvido - Estação Férias do Museu da Língua Portuguesa chega ao fim

Atualizado: 31 de jul. de 2023

Semana ainda tem um baile de gala para pessoas da terceira idade, apresentação do espetáculo Vozes Ancestrais - Cantigas de Vó e show com as Juremas


O Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, encerra a programação do Brincadeiras ao Pé do Ouvido – Estação Férias no próximo sábado, dia 29 de julho. Além disso, até domingo, dia 30, promove um espetáculo musical sobre ancestralidade, recebe o grupo Juremas para um show e realiza um baile para as pessoas da terceira idade.


O projeto Brincadeiras ao Pé do Ouvido – Estação Férias tem ocupado o Saguão B de quinta a sábado com brincadeiras e jogos lúdicos com o tema da atual exposição temporária do Museu, a Essa nossa canção, que fala sobre a diversidade do português no cancioneiro brasileiro. Desta forma, quem vem participar do Brincadeiras ao Pé do Ouvido é instigado a criar suas próprias músicas, cantar utilizando instrumentos como o pandeiro e até mesmo ouvir o som da própria voz por meio de engenhocas como tubos de papelão.


As atividades são gratuitas, ocorrem das 10h às 17h e são destinadas a crianças e seus familiares. Há, ainda, oficinas, promovidas às quintas e sextas-feiras em quatro horários: 10h, 11h, 13h30 e 14h30.

Grupo Bamburá (Imagem: Rodrigo Shimidt)

No último dia do projeto, sábado, 29 de julho, haverá uma apresentação musical, também gratuita. O Grupo Bamburá fará uma performance que propõe uma viagem sonora pelo território da música brasileira em sua beleza e diversidade.


Essa nossa canção

A exposição Essa nossa canção apresenta experiências que ressaltam a riqueza e a diversidade da língua portuguesa em canções de diversos gêneros musicais do país, como o samba, o forró e o piseiro. Um dos destaques é um filme, criado por Sérgio Mekler e Quito Ribeiro, que mostra um recorte de vídeos do YouTube em que pessoas comuns cantam suas músicas favoritas – esta produção dá uma ideia de como os brasileiros, em geral, se apropriam do cancioneiro nacional.

Imagem: Ciete Silvério

Essa nossa canção conta com o patrocínio máster da CCR, patrocínio do Grupo Globo, e com o apoio do BNY Mellon, da PwC Brasil e do Itaú Unibanco, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A curadoria é de Carlos Nader e Hermano Vianna, com consultoria de José Miguel Wisnik e curadoria especial de Isa Grinspum Ferraz.


Mais atividades! A última semana de julho ainda reserva um baile de gala, no dia 27 (quinta-feira), dentro do projeto Falas do Corpo, uma realização da Articulação Social do Museu em parceria com o educador físico Denny Tavares. A festa, voltada principalmente para pessoas 60+, terá início às 14h e vai acontecer no Saguão B do Museu.


Outro destaque deste período é o espetáculo Vozes Ancestrais – Cantigas de Vó, a quinta atração do Plataforma Conexões, projeto que selecionou dez trabalhos de artistas iniciantes para se apresentarem ao longo do ano no Museu. A performance vai acontecer no sábado, dia 29 de julho, das 12h às 13h, no Saguão Central da Estação da Luz.

Nesta peça, a atriz e cantora Palomaris (foto), acompanhada por Paulo Souza (violão 7 cordas), Roberta Kelly (percussão orgânica) e DJ HP (toca-discos e sampler), traz no repertório músicas autorais e cantigas populares que evocam a força feminina de nossas ancestrais, entre abolicionistas, quilombolas e lideranças dos povos originários do Brasil. As artistas Ermelinda Yepârio e Sandra Nanayna fazem uma participação especial, em áudio gravado, com uma canção indígena de suas ancestrais.


No domingo, dia 30 de julho, às 11h, as Juremas mostram o show Tambor de Mulher no Domingo no Museu, projeto que convida grupos que residem longe da Estação da Luz, onde o Museu da Língua Portuguesa está localizado, para prestigiar uma apresentação cultural e visitar a instituição. O público regular do Museu também é convidado a assistir à performance, que vai acontecer no Saguão Central da Estação da Luz.

Mostra temporária Essa nossa canção Até março de 2024 De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h) R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia) Grátis para crianças até 7 anos Grátis aos sábados Acesso pelo Portão A Venda de ingressos na bilheteria e pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/68203


Brincadeiras ao Pé do Ouvido – Estação Férias Até 29 de julho De quinta a sábado, das 10h às 17h Dia 29 de julho, às 11h, apresentação do grupo Bamburá No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa Grátis


Baile de Gala – Falas do Corpo Dia 27 de julho (quinta-feira), às 14h No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa Grátis


Vozes Ancestrais – Cantigas de Vó – Plataforma Conexões Dia 29 de julho (sábado), às 12h No Saguão Central da Estação da Luz Grátis


Show Tambor de Mulher, das Juremas – Domingo no Museu Dia 30 de julho (domingo), às 11h No Saguão Central da Estação da Luz Grátis


Museu da Língua Portuguesa Praça da Língua, s/n – Luz – São Paulo

留言


bottom of page