top of page
  • Foto do escritorRedação

A Virada Sustentável chega à sua 13ª edição em São Paulo: de 16 a 24/09 e com programação gratuita

Atualizado: 2 de out. de 2023

O festival ocupará a cidade com shows, artes visuais, exposições, projeções e muitas atividades espalhadas por centenas de pontos da capital paulista.


Entre os dias 16 e 24 de setembro, a cidade de São Paulo será ocupada por atividades e ações da 13ª Virada Sustentável, o maior festival de sustentabilidade do país, realizado em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) e diversas outras instituições. Aos doze anos de estrada, reúne ciência e arte para apresentar o tema da sustentabilidade de forma criativa e atraente, desenvolvendo uma programação qualificada, divertida e plural.

As mais de 800 atividades e oficinas serão totalmente gratuitas, com o objetivo de levar ao grande público discussões de importância global sobre temas como bem-estar, consumo consciente, mudanças climáticas, meio ambiente, economia circular e responsabilidade socioambiental, entre outros.


A 13° Virada Sustentável elaborou uma programação especial para as várias camadas do bem-estar, pensando tanto no indivíduo como no coletivo. As atividades incluem o pensar sobre alimentação (do plantio ao consumo), prática de ioga e meditação, limpeza energética, dentre outras.



imagem/divulgação

Abrindo a programação dedicada ao tema, a partir das 11h, do dia 16, acontece o Darshan Festival indiano no Club Homs, com participação do mestre espiritual Paramahamsa Vishwananda. O evento conta com gastronomia vegana, meditação, ioga e música. Na sua tradução mais literal, darshan significa "visão divina" e é a prática de olhar ou estar na presença de uma divindade de um templo.

Já no dia 20, a Casa de Cultura do Butantã receberá a oficina Turma Terra – Experimentando e refletindo sobre modos de lidar com conflitos, ministrada pela educadora em direitos humanos Ana Lúcia Prado Catão. Neste encontro serão abordados temas como potência e ressentimento, conflito, violência e cultura de paz, pensamento sistêmico e pragmática da comunicação.

No dia 21, em atividade online e coletiva, às 20h, a Virada Sustentável articula em parceria com a Virada Zen, o Amanhã da Paz, uma meditação global pela paz, que acontece no Dia Internacional da Paz, data declarada pela ONU em prol do fortalecimento dos ideais de Paz entre todas as nações e pessoas. Neste movimento, facilitadores são convidados a conduzirem, em seus canais em redes sociais, uma meditação ou uma prática reflexiva online para formar uma corrente de positividade simultânea.

A Unibes Cultural será a sede do Fórum Virada Sustentável no dia 22. Nesta data ocorre a mesa Movimento LED apresenta: Eco-ansiedade, mediada pela jornalista Sandra Annenberg, em que a ativista indígena guarani, psicóloga e escritora Geni Núñez, a ativista e empreendedora social brasileira Kamila Camilo e a produtora e documentarista Clara Ramos conversam sobre como o aumento das mudanças climáticas está afetando a saúde mental e o bem-estar, gerando ansiedade e depressão. Também haverá nesse dia a palestra Escolhas alimentares para um futuro possível, proferida pela nutricionista Alê Luglio, em que se fará pensar como dietas saudáveis e mais sustentáveis são potentes para a redução dos impactos no mundo, em busca da saúde e da paz. Para participar das iniciativas na Unibes Cultural é necessário se inscrever antes pela plataforma Sympla.

O espaço Eywa, na Lapa, zona oeste da capital paulista, é um outro ponto de encontro para quem se interessa por atividades de meditação e limpeza energética, ioga, ativação do chakra e melhores formas de se relacionar com o ambiente. No espaço acontecerá um retiro urbano oferecido pelo Personare. As oficinas serão no dia 23.

Atividades ao ar livre também estão contempladas na programação. O Parque Ibirapuera participa da VS com oficinas dedicadas ao entendimento da aromaterapia e Identificação, cultivo e degustação de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) , além da Cerimônia de Harmonização Global, que acontece quatro vezes ao ano, sempre no início de cada estação, para celebrar a natureza e a vida.

No Parque Villa-Lobos, também ocorrerão diversas atividades de bem-estar e de reconexão com a natureza, com música e ioga – com destaque para o aulão de ioga aliado à prática kirtan com Renata Mozzini e Banda Naya, no dia 23, das 10h às 12h. Está previsto, para o domingo, dia 24, às 12h, o pocket show do compositor Rael Luz com participação de Laksmi Luz na Escuridão, que deve oferecer ao público presente uma experiência de despertar de consciência através da música, e às 12h30, a cantora e compositora Marie Gabriella apresenta seu repertório de canções autorais voltadas à reflexão e devoção ao divino e à natureza, com participação da cantora Nicole Salmi. Haverá ainda uma sessão da prática O-DGI, às 10 h, para o alinhamento do corpo, mente e espírito.

Para Mariana Amaral, também co-idealizadora da Virada, “pensar em um futuro sustentável e mais saudável para todos, hoje, é praticar ações de cuidado com o outro e com si próprio. As atividades de bem-estar incluídas no programa facilitam essa volta para a natureza e para questões essenciais de sobrevivência”.


imagem/ divulgação

No dia 24 de setembro, no Parque Villa Lobos, das 17h às 18h, tem a apresentação da Orquestra Mundana Refugi e Adriana Calcanhoto.


Toda a extensa programação pode ser obtida no site: Virada Sustentável (viradasustentavel.org.br)

Comments


bottom of page